LOGIN
Gestão de Conteúdo x Layout
As duas grandes áreas do desenvolvimento web que estão deixando de ser rivais para andar em conjunto.

A experiência no desenvolvimento web nos trouxe como empresa o "know-how" necessário para unir duas áreas do desenvolvimento que até então são, por padrão, duas coisas consideradas diferentes. O problema é muito maior que meramente uma questão conceitual, na verdade, a questão transcende a capacidade humana para áreas do conhecimento que dependam de pessoas naturalmente diferentes. Uma pessoa não pode ser programador e designer ao mesmo tempo, mas cada vez mais um programador precisa entender de design e um designer necessita compreender as tecnologias da informação.

A especialização é um padrão do comércio, da indústria e das ciências, sendo assim, as pessoas se acostumaram a saber muito de algo e se tornaram ícones das suas áreas. O que vale é o quanto você sabe daquilo mais do que o outro e o quanto você consegue produzir daquilo que você aprendeu. Mas o mundo funciona ao contrário dessa lógica humana, não há processos isolados na natureza. Tudo interage em diversas áreas do conhecimento diferentes, por exemplo, para entender como uma simples flor se desenvolve é necessário conhecer todos os atributos multidisciplinares intrínsecos para poder compreender realmente de fato como funciona o todo de uma simples flor. 

Na área de desenvolvimento web não é diferente. Apesar do mercado querer especialistas, ele precisa mesmo é de pessoas multidisciplinares, uma vez que o próprio mercado oferece ferramentas especializadas. O mesmo também necessita de soluções plurais, mas infelizmente, por um lado, tudo que funciona razoavelmente bem, é difícil de mudar. E no nosso caso não seria diferente. Tanto é, que os frameworks espalhados pela internet são muito bons especialistas. Hora um framework é especialista em gestão de conteúdo, mas peca nas ferramentas de modificação de layouts visuais do seu site, hora o contrário. Um framework é muito bom com desenvolvimento de layout mas ruim ou trabalhoso na gestão do conteúdo e vice-versa.

Nós da B2make.com trabalhamos para que a Gestão de Conteúdo deixe de rivalizar com o Layout. A experiência nos mostrou que não adianta um projeto de desenvolvimento web ser perfeito visualmente com um layout deslumbrante, se para atualizar as informações de conteúdo seja uma tarefa muito difícil. Ao passo que por outro lado não adianta ter um site “super” atualizado nos seus conteúdos se por outro lado é um parto apenas mudar alguns detalhes visuais. Fazendo o papel do advogado do diabo: hoje em dia muitos frameworks evoluíram e estes dois conceitos começam a caminhar juntos, mas tudo que encontramos até hoje no mercado só nos mostra que há muito por fazer ainda.

Um conceito que implementamos que corrobora com essa tese foi criar um sistema de vendas de serviços pela internet usando este conceito. Na B2make você pode desenvolver um e-commerce de serviços onde a gestão dos serviços disponíveis para a venda, bem como o acompanhamento de pedidos, de cadastros de clientes e serviços, bem como modificações de configurações, estão facilmente prontos para um profissional que trabalhe com gestão de conteúdo possa acessar e manter o site atualizado, por outro lado temos uma ferramenta de construção de sites com diversas ferramentas de criação de elementos visuais de texto, imagens, cores, bem como integração de widgets próprios e de terceiros. Ambos os casos são unidos por tecnologia própria e fazem a ponte entre as 2 áreas.

Então na prática enquanto um designer produz páginas e modifica os elementos visuais de layout de um projeto, um outro profissional gere a parte de conteúdos e a B2make faz com que tudo converse e seja intuitivo para que o todo multidisciplinar possa funcionar da melhor forma possível.

Portanto, o cerne principal do projeto B2make é ser uma ferramenta que une o design com a programação afim de facilitar ambos a encontrarem uma solução simples, robusta e sempre atualizada para que essa diferença entre Gestão de Conteúdo x Layout deixe de existir para que os profissionais web possam gastar o tempo deles mais em produzir do que resolver problemas da outra área do conhecimento.

Por Otávio Campos


© 2015 B2Make.com, Inc - Política de Privacidade
ALERTA!
Erro

Não foi possível ler a página!